sábado, 10 de setembro de 2011

Excel "Se"

Bom Galera, Mostrar para vocês a Função SE , Função SE significa Descobrir o Valor Positivo e o Valor Negativo da nossa Tabela, Bom vejamos supondo que to com uma tabela de Boletim escolar, e estou querendo saber se os meus alunos foram APROVADO ou  REPROVADO, isso iremos fazer na função se.
pegamos nossa tabela  na célula A2 matérias na B2 1º Bimestre C2 2º Bimestre D2 3º Bimestre E2 4º Bim mestre F2 Total, e G2 Situação, bom na coluna de matéria vamos colocar as matérias , na coluna dos bimestre coloca as notas dos alunos, no total utilizaremos a formula de soma.
Situação: Toda vez que você pegar uma tabela que tenha a palavra Situação  é utilizada a formula de SE.

"=se(f4>=60;"Aprovado";"Reprovado") vamos entender um pouco sobre essa formula do Excel, a partir de agora, não vamos gravar a formula e sim Entender a formula  o que ela pede para você tá fazendo,
"=se( ": Função
" f4>=60": Teste lógico, Teste lógico seria a lógica da nossa função , exemplo nesse caso to querendo saber  se meus alunos foram aprovados ou reprovado, para saber isso automaticamente necessito das notas finais deles, que seria o TOTAL , então pego o total dele, que no nosso caso se encontra na célula  "F4", logo depois do total eu preciso saber da media das notas, para saber se nesse caso ele vai ser aprovado ou não, a media no nosso caso seria 60, então colocaríamos assim F4>=60, significando que se for acima de 60 vai ser aprovado, ser for abaixo de 60 vai ser reprovado por isso do sinal de >=.
" "Aprovado" : Valor se verdadeiro, Mostrara o valor verdadeiro da função ou seja o valor positivo que se encaixa na nossa tabela, no caso de cima Aprovado é um valor positivo então colocaríamos entre aspas duplas.
" "Reprovado" : Valor se falso. Mostrara o valor Falso da função ou seja o valor negativo que se encaixa na nossa tabela, no caso de cima Reprovado é um valor negativo então colocaríamos entre aspas duplas.

OBS: não tente gravar a formula, tente entender a formula com os nomes passados, ( teste lógico, valor se verdadeiro, valor se falso) toda Função do Excel é através de leitura tem que ler o que a tabela esta pedindo pra gente , se vocês lerem tudo que a tabela pede vocês fazem qualquer formula do Excel.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons